Como uma empresa independente de energia e infraestrutura, somos focados em garantir uma transição energética segura e com menos carbono. Reconhecemos que há a necessidade de uso do gás natural – o combustível fóssil menos poluente -, portanto há emissão de gases de efeito estufa, mesmo que menor frente a outros fósseis. Estamos trabalhando para apoiar no processo regulatório de projetos de estocagem para gás, assim, poderemos contribuir efetivamente para a redução de gases de efeito estufa.
Por meio de uma atuação responsável e diligente, projetos inovadores e aderentes à uma economia de baixo carbono com segurança energética, tomamos todas as medidas necessárias e possíveis para prevenir, mitigar e manter a segurança das pessoas, do meio ambiente e dos ativos.
A Origem Energia iniciou em 2022 seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) e fará seus relatórios aderentes às melhores diretrizes existentes no mercado – GHG Protocol. Ainda que a iniciativa cumpra com requisitos legais para os cálculos de escopo 1 e 2 para atender à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o inventário é conduzido de modo a subsidiar a empresa nas ações de controle e redução de emissões de modo voluntário, o que significa que a empresa mapeará as fontes de Escopo 3. Nesse primeiro reporte, a companhia foca nas operações do Polo Alagoas, em que assumiu a gestão em fevereiro de 2022.
A Origem Energia dá o primeiro passo para a compreensão do impacto que gera com o intuito de definir as iniciativas futuras para minimizar a emissão de gases de efeito estufa de nossos negócios.