PARQUE DE GERAÇÃO DE ENERGIA
Um complexo composto por térmicas flexíveis a gás para apoiar
a expansão da oferta das renováveis e a segurança da matriz energética
Para apoiar na transição e segurança energética da matriz brasileira, a Origem Energia está construindo um parque termelétrico com capacidade de geração de energia de 330 MW no Polo Alagoas. O complexo é composto por sete usinas termelétricas flexíveis a gás (gas to wire).
O projeto é extremamente flexível, utiliza tecnologia de ponta nas turbinas aeroderivadas que podem ser acionadas rapidamente e lançar na rede nacional energia elétrica para apoiar a sociedade brasileira nos momentos de intercorrência de energia gerada por meio hídrico, solar ou eólica.
Além de suportar o Brasil rumo à economia de baixo carbono, o projeto possibilita a captura de carbono.
Diferenciais
Por serem usinas termelétricas flexíveis, podem ser (des) acionadas em um curto período, favorecendo a entrada de energias renováveis na matriz energética brasileira.
ENERGIAS RENOVÁVEIS
O parque termoelétrico pode trabalhar de forma complementar à intermitência da geração de energia renovável, momentos sem vento, sem sol ou com menores incidências de chuvas. 1MW gerado por essa usina libera a entrada de 6MW de renováveis no Sistema Integrado Nacional.
GÁS NATURAL
Além de ser menos poluente, a geração de energia elétrica a partir do gás natural é mais competitiva e barata do que a geração a partir de termelétricas a carvão e a diesel, por exemplo. Sendo assim, o projeto contribui para a economia dos consumidores em sua conta de luz.